estupidez

Estupidez pode se referir a uma dificuldade notável em compreender as coisas, falta de entendimento ou uma insensibilidade para com uma verdade moral.
A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto.
Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças.
O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuanças por uma pessoa que se julga inteligente.
A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI.
O adjetivo também pode ser usado como um pejorativo.
Contrariamente indivíduos inteligentes também podem ter um comportamento estúpido quando seu pensamento racional é descarrilado por opiniões fortes ou crenças rígidas.

Neste caso a vítima cai na polarização da confirmação e começa a selecionar dados: tornando-se intencionalmente cego e surdo à evidência contrária, enquanto ao mesmo tempo coleta as evidências que apóiem as suas opiniões e crenças.
"O nacionalismo só permite afirmações e, toda doutrina que descarte a dúvida, a negação, é uma forma de fanatismo e estupidez."
- Jorge Luis Borges citado em Tendencias -

"Nenhuma ideia brilhante consegue entrar em circulação se não agregando a si qualquer elemento de estupidez. O pensamento colectivo é estúpido porque é colectivo: nada passa as barreiras do colectivo sem deixar nelas, como real de água, a maior parte da inteligência que traga consigo".
- Fernando Pessoa -

"Não há pecado, exceto a estupidez."
- Oscar Wilde -

"É necessária uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado".
- Florence Nightingale -

"Não há outro inferno para o homem, além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes".
- Marquês de Sade -

"A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, porém, a estupidez é eterna."
- Aristófanes -

"Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde são três requisitos para a felicidade, mas se a estupidez faltar está tudo perdido."

"Com estupidez e boa digestão o homem pode enfrentar muita coisa."
- Sartor Resartus -

"A ignorância não é uma benção. Se os inteligentes sofrem por suas inquietações existenciais, os estúpidos sofrem por coisas inacreditavelmente idiotas."
- André Azevedo da Fonseca no artigo "Pacto pela inteligência" -

"O casamento transforma muitas loucuras curtas em uma longa estupidez."

"A estupidez é uma estratégia da inteligência: a criança se adapta, desde o nascimento, ao seu entorno de idiotas, e conquista um lugar entre eles imitando-os."
- Tony Duvert -


História é a descoberta, coleta, organização, análise e apresentação de informações sobre eventos passados. A história também pode significar um contínuo, tipicamente cronológica, registro de eventos importantes ou públicas, ou de uma tendência ou instituição particular.
É o estudo do passado, especialmente como se relaciona com os seres humanos.
Uma mosca druida (Clusia flava) oviposita

Um moinho de vento, em sentido restrito, é um moinho que usa as hélices como elemento de captação e conversão da energia eólica para outro tipo de energia apropriada para movimentar outros mecanismos.
- Moinhos de vento na vila holandesa Kinderdijk -

Pontos de vista de túneis e estações de Sokolnicheskaya e Koltsevaya
linhas de metrô de Moscou de cabine do motorista da
faixa de medição de trem «Sinergia-1»

O Telescópio Espacial Hubble (HST) é um telescópio espacial que foi lançado em órbita baixa da Terra, em 1990, e permanece em funcionamento.
A órbita de Hubble fora da distorção da atmosfera terrestre permite que tome imagens extremamente de alta resolução com insignificante fundo luz. Hubble registrou alguns dos mais detalhados de luz visível imagens de sempre, permitindo uma visão profundamente em espaço e tempo.
Telescópio Espacial Hubble
revelando detalhes nunca antes vistos em Jupiter